segunda-feira, 19 de abril de 2010

Governo assina convênio com Junta de Andaluzia para recuperar casarões no CHS

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, assina hoje (19/04), às 16h30, no Salão de Atos da Governadoria (CAB), com o Conselho de Habitação e Planejamento Urbano da Junta de Andaluzia (Comunidade autônoma da Espanha) e o Ministério das Cidades, um convênio de R$ 4,3 milhões para a recuperação de três casarões em ruínas e para a produção do Guia de Arquitetura e Paisagem da Cidade de Salvador e do Recôncavo Baiano.

A produção do conteúdo do Guia e a elaboração do projeto arquitetônico dos três imóveis foi resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Os três casarões em ruínas, localizados no Largo D’Ajuda, serão recuperados para instalação de residências estudantis que atenderão cerca de 80 estudantes. Além da recuperação física dos imóveis, será produzido o primeiro Guia de Arquitetura e Paisagem da Cidade de Salvador e do Recôncavo Baiano e a realização de oficinas para promover a troca de experiências e conhecimentos sobre centros históricos entre estudantes brasileiros e da comunidade espanhola.

Para a coordenadora do Escritório do Centro Antigo, Beatriz Lima, a assinatura deste convênio é uma oportunidade para diversificar o uso habitacional no Centro Histórico e, através do Guia, difundir os valores arquitetônicos, paisagísticos e culturais da região.

“A premissa do Plano de Reabilitação do Centro Antigo é manter a população residente e atrair novos moradores. Atualmente existem projetos habitacionais tanto de interesse social como voltados para o servidor público, e a construção de residências estudantis trará mais dinâmica para a região. A produção do Guia de Arquitetura contribuirá para a difusão da riqueza histórica de Salvador representada em seus monumentos”, afirmou Beatriz.

Além do governador Jaques Wagner, também estarão presentes no evento o vice-conselheiro de Habitação e Planejamento Urbano da Junta de Andaluzia, Justo Mañas Alcón, o Ministro das Cidades, Márcio Fortes e o Secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles.

Novos convênios

No evento também será assinado o convênio Rememorar III, que tem como objetivo recuperar imóveis, em ruínas, de interesse histórico e arquitetônico para uso residencial.

Serão desenvolvidos estudos na perspectiva de produzir 500 unidades habitacionais nos bairros do Centro Antigo, a exemplo do Barbalho, Barroquinha, Dois de Julho, Carmo, Centro, Comércio, Nazaré, Santo Antônio, Saúde e Pilar. Os imóveis serão selecionados a partir do levantamento realizado pela Codesal que identificou os que estão em situação de risco iminente.

O Rememorar III será firmado entre a SecultBA, a Secretaria de Planejamento (Seplan), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Caixa Econômica Federal (CAIXA).

A assinatura dos convênios é resultado de uma articulação do Escritório de Referência do Centro Antigo, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), e seus objetivos integram às ações do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador

Nenhum comentário: