quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PLANO DE REABILITAÇÃO É UM DOS VENCEDORES DO PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS 2009/2010

A Caixa Econômica Federal realizou no início da noite desta quarta-feira (09/12), na CAIXA Cultural Brasília, a cerimônia de premiação dos 20 projetos selecionados da VI Edição do Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010. O evento contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, de ministros de Estado, prefeitos e representantes dos projetos.

Foram inscritos 200 projetos de todas as regiões do país. Dos 35 finalistas, 20 foram premiados (10 das áreas de habitação, gestão ambiental/saneamento e desenvolvimento local/inclusão social e 10 da área de gestão municipal, categoria priorizada nesta edição). As melhores práticas receberam troféu, certificado e apoio para o desenvolvimento de ações voltadas para o aprimoramento do projeto.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Escritório de Referência, foi uma das vencedoras com o "De Novo o Centro", projeto de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. O secretário de Estado da Cultura, Márcio Meirelles, esteve em Brasília para receber o prêmio.

"Isto é importante porque é um reconhecimento ao trabalho da Secult, de Beatriz e toda sua equipe. É um prêmio que vai ter repercussão internacional pois além da publicação, como exemplo de uma prática a ser seguida, vamos agora concorrer a um prêmio internacional oferecido pela ONU, em Dubai", comemora o secretário de Cultura, Márcio Meirelles.

Para Beatriz Lima, coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, unidade ligada à Secult-BA e responsável pela elaboração do projeto "De Novo o Centro", o prêmio atesta o valor do trabalho desenvolvido no último ano. "Ser finalistas e, principalmente, ser premiado é um reconhecimento ao processo interno e externo que estamos desenvolvendo com o projeto de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. É um projeto participativo que não tem foco somente no monumento, mas em todos os aspectos do tecido urbano da cidade, através da educação patrimonial, da competitividade, dos negócios culturais, da inclusão social, sempre com foco na sustentabilidade", explica Beatriz.

Câmaras temáticas

Hoje (10.12), às 14 horas, será realizado o 4º Encontro das Câmaras Temáticas, instância de participação da sociedade na construção do Plano, no Museu da Misericórdia. Este será mais um encontro de planejamento participativo, após um ano de trabalho. Na sexta-feira (11.12), serão apresentadas as propostas para o Plano, resultantes dos três encontros realizados, dos diagnósticos de consultores contratados através da UNESCO e de Workshop Internacional com especialistas na área. O Plano será publicado em 2010 e tem como objetivo implantar um modelo de gestão sustentável para a região, com ações que promoverão desenvolvimento econômico, cultural, social, urbanístico e ambiental do Centro Antigo da capital.

Prêmio Melhores Práticas

O Prêmio CAIXA Melhores Práticas, que nesta VI edição comemora 10 anos de existência, é inspirado no Best Practices and Local Leadership Programme (Programa Melhores Práticas e Lideranças Locais), da ONU/Habitat, e tem por objetivo identificar, documentar, premiar e disseminar melhores práticas de gestão local - iniciativas inclusivas, inovadoras e sustentáveis, desenvolvidas em parceria com a CAIXA.

A proposta é identificar projetos que dão certo na prática, conhecer e reconhecer o mérito dessas iniciativas e disseminá-las, estimulando sua reaplicação, de forma que se transformem em referência para gestores públicos, privados e para toda a sociedade.
As iniciativas premiadas são divulgadas pela CAIXA, por meio de oficinas de reaplicação, exposições itinerantes de painéis fotográficos, estudos de caso, filmes e material impresso. Essas ações são direcionadas a atores sociais diversos, como prefeituras, ONG, meio acadêmico, comunidades e outros.

Para mais informações, acessar o site: www.melhorespraticas2009.com.br


------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3016 / 3026 / 3027
(71) 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário: