segunda-feira, 27 de julho de 2009
Workshop Internacional reúne especialistas em centros antigos
Um workshop internacional voltado para enriquecer a construção do Plano de Reabilitação do Centro Antigo será realizado no período entre 21 e 24 de julho, no Museu da Misericórdia, e contará com a participação de especialistas, nacionais e internacionais, em revitalização de centros antigos.
O objetivo desse encontro é reunir peritos em reabilitação de áreas centrais a fim de promover um intercâmbio de experiências, nas dimensões urbanística/ambiental, cultural, econômica e social, para definição de proposições e estratégias que irão integrar a construção do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, com conclusão prevista para outubro de 2009.
O Escritório de Referência do Centro Antigo, unidade gerencial da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), responsável pela elaboração do Plano de Reabilitação e coordenação do Workshop, pretende aprofundar o conteúdo que será apresentado no IV Encontro das Câmaras Temáticas, instância de participação entre secretarias de governo, em todos os níveis, e a sociedade civil.
O Workshop Internacional de Proposições e Estratégias propõe uma dinâmica de trabalho a partir da formação de grupos divididos por dimensão, mediante confrontação e capitalização das experiências. Os especialistas e os consultores do Plano de Reabilitação desenvolverão conjuntamente proposições e estratégias, sob a coordenação do consultor da Unesco e especialista em revitalização de centros históricos, Léo Orellana.
Para a coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo, Beatriz Lima, esse encontro é fundamental para continuar a construção do Plano de Reabilitação, pois permitirá um direcionamento consistente das proposições e estratégias, baseando-se em situações reais trazidas por especialistas com visões mais heterogêneas possíveis.
“A vinda desses especialistas para o Workshop representa um passo importante na construção do Plano de Reabilitação do Centro Antigo pelo comprometimento e reconhecimento do valor histórico que essa área tem para o Brasil e para o mundo. E como parceiros irão contribuir com suas experiências nas dimensões do Plano, de forma a torná-lo sustentável”, afirmou.
Irão participar do Workshop, além dos consultores do Plano, especialistas nacionais das cidades de Porto Alegre (RS), Recife/Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA); e especialistas internacionais, das cidades de Sevilha (Espanha), St-Ouen (Paris, França), Valencia (Espanha), Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário